Sábado Família reúne atividades recreativas e encerramento do Outubro Rosa

Sábado Família reúne atividades recreativas e encerramento do Outubro Rosa
TEXTO: Assessoria de Imprensa   FOTO: Assessoria de Imprensa
Município ainda realizou I Encontro de Jovens e Adolescentes

Mais uma edição do Sábado Família divertiu a criançada e reuniu famílias, no último sábado, 28, no Horto Municipal. Com uma programação especial voltada para o Outubro Rosa o evento foi uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação; Educação, Cultura e Turismo; Esporte e Lazer; Saúde; e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Além de atividades recreativas promovidas pelo Esporte, houve cinco tendas da Saúde com ações de encerramento ao mês de prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero, orientações do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) AIDS; esclarecimento para marcações de exames de mama, na Casa da Mulher, escovação supervisionada e noções sobre os programas Municipais Hipertensão e Diabetes e Tabagismo; zumba; funcional; orientação nutricional; Ação Solidária Adventista com corte de cabelo, aferição de pressão, orientação jurídica, massagem, e participação dos Doutores da Esperança. O evento também contou  apresentação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Sai da Rua Menino e Vem para o Circo e Roda de Viola com o Grupo Nova Geração da Melhor Idade, a participação da Feira do Artesanato e agendamentos para retirada de Carteira de Trabalho.

 As orientações para as mulheres foram voltadas para a melhor utilização do sistema de saúde pública municipal. “A marcação para exames na Casa da Mulher irão permanecer do mesmo modo. As mulheres que necessitarem de atendimento médico ou de Ginecologista devem se dirigir primeiramente à Unidade Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, colher o preventivo e solicitar encaminhamento para exame das mamas. Deve-se agendar o dia e horário na Secretaria de Saúde e realizar o procedimento na Casa da Mulher”, explica a diretora de Atenção Básica, Suzanne Balieiro.

O evento encerrou a programação do Outubro Rosa no município, porém ações como Sala de Espera (palestras sobre o tema) serão realizadas em todas as USF, até o final do mês. A campanha começou na primeira semana do mês de outubro, nas unidades de saúde, com diversas atividades promovidas para alertar sobre a luta contra o câncer de mama, o segundo tipo da doença mais frequente no mundo.

O Sábado Família contou com as presenças do prefeito, Ailton Marques; da deputada estadual, Ana Paula Rechuan; do secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva; secretária e subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Valéria Ribeiro de Carvalho e Philippe Paiva; do secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim; da secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira de Souza; e representando a Câmara dos Vereadores, Fernandinha.

 

Encontro de Jovens e Adolescentes

Ainda no último sábado, 28, aconteceu na Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, o I Encontro de Jovens e Adolescentes. Com o objetivo de valorizar a política da juventude e adolescência e estimular a convivência social, mais de 20 integrantes participaram do evento que contou com DJ, apresentações de dança com os grupos: Vem Dançar, Jovens em Ação, Mix Dance e também com show de rap. “O nosso intuito foi fazer uma integração entre os jovens que são atendidos pela assistência, fortalecendo os vínculos da comunidade. A ideia é aumentar a união entre eles e principalmente a rede de proteção social das famílias”, relatou a coordenadora do CRAS de Fátima, Bruna Pitombo. Um total de 150 pessoas participou do evento, que também contou com a presença da secretária e do subsecretário de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Valéria Ribeiro de Carvalho e Philippe Paiva.

Imagens




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais