Manobra militar realiza simulação no município

Manobra militar realiza simulação no município
TEXTO: Assessoria de Imprensa   FOTO: Assessoria de Imprensa
Atendimento médico e odontológico também serão prestados pelo Exército

A partir deste sábado, 10, até a próxima terça-feira, 14, um grande movimento de militares envolvendo viaturas de combate por terra, deslocamentos de tropa e até mesmo tiros de festim, em uma verdadeira simulação de guerra, chamarão a atenção da população. A ação faz parte da Manobra Escolar, um exercício militar simulado de combate promovido pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). A atividade contempla diversos aspectos da guerra moderna, como o combate a forças irregulares e o enfrentamento em ambiente urbano. O Ginásio Poliesportivo Tande, situado no Centro, será o alojamento dos militares nesse período.

Como parte dos trabalhos na segunda-feira, 13, os militares da Aman, prestarão serviços médicos e odontológicos das 8h às 17h de apoio à Secretaria Municipal de Saude. As especialidades estarão disponíveis nos postos de referência do município. No Policlínico do Fátima estarão médicos pediatra e endocrinologista; na Casa da Mulher terão ginecologistas; no Ambulatório de Psicologia do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), neurologistas estarão atendendo e no Centro de Diagnósticos e Tratamento, cardiologista, ortopedista, otorrino, dermatologista, nefrologista e clínico geral. Segundo informações da Secretaria de Saúde, os dentistas atenderão nas USFs dos bairros São José e Centro e ainda no Policlínico do bairro de Fátima. 

“A prioridade de atendimento será a demanda já existente, dos que já possuem encaminhamento. Serão médicos militares da ativa, que irão prestar os serviços somente neste dia”, observa o secretário de Saúde, Dr. Luiz Fernando Curty Jardim, lembrando que os encaminhamentos são documentos emitidos através de consulta nas USF do município.

A ação reúne cerca de 350 militares entre coronéis, cabos, majores e administração e veículos de combate como viaturas, caminhões do exército, carros civis e ambulâncias que disponibilizarão médicos e enfermeiros. Durante o período de realização da Manobra Escolar serão realizadas operações de controle de estradas, segurança de instalações e operações de busca e apreensão. Todas as precauções foram tomadas para que o impacto na vida do cidadão comum seja o menor possível, avisa a assessoria de Comunicação da Aman.

Segundo informações da AMAN o exercício na cidade irá garantir a lei da ordem, prevista na constituição que determina que quando forças de segurança solicitam suporte, os militares devem entrar em atuação.

Participam da Manobra Escolar 2017, além dos alunos da Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola de Sargentos das Armas, Escola de Sargentos de Logística e  Escola de Saúde do Exército.

 




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais