Fórum de Educação propõe estratégias para educação municipal

Fórum de Educação propõe estratégias para educação municipal
TEXTO: Diana Chaves   FOTO: Alexandre A.J.
Fortalecimento do Plano Municipal de Educação foi uma das indicações

Na manhã do dia 20 de maio, estiveram reunidos no CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes, representantes de diferentes instituições do município, ligadas à educação, a fim de realizarem o 1º Fórum Municipal de Educação, que visou a discussão e monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME) de Porto Real, com vigência até 2025. Essa é uma das atribuições do Fórum, que deve se reunir pelo menos duas vezes ao ano, com o objetivo de avaliar o cumprimento das metas nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Os profissionais elaboraram propostas para melhorar a qualidade da educação pública do município. Fortalecimento do PME; Legislação de Gestão Democrática com escolha de diretores; e criação de Banco de Dados para o Plano, foram algumas das estratégias formadas.

No Fórum, que se caracteriza por ser um espaço de discussão produtiva e democrática, foram formados grupos com o intuito de indicar propostas através de consulta pública. Em pauta: estratégias específicas nas áreas de Educação Especial, Infantil e Fundamental. Os grupos, representados por cada segmento educacional apresentaram suas ações e de que forma cada um, dentro das suas especificidades e atribuições, está se organizando de modo a atingir, plenamente, as metas estipuladas pelo Plano.

Participaram do evento além da secretária de Educação, Cultura e Turismo, Maria Madalena Ferreira, o secretário de Governo, Jean Carlos, o vice-prefeito e secretário de Obras e Serviços Públicos, Ailton Marques, o subsecretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Philippe Paiva, as vereadoras Bianca Diniz e Fernanda dos Santos (Fernandinha), representantes de outros municípios da região, membros do Conselho Municipal de Educação (CME) e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CAC’s ) do FUNDEB, pais e alunos representando a comunidade escolar. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Turismo, o Fórum foi organizado pela Comissão Técnica e é de total importância. “É uma grande satisfação receber esse grupo do Fórum, que nos faz acreditar que planejar e pensar coletivamente a educação no município é o caminho para atingirmos os percentuais previstos no PME. Decisões importantes poderão ser tomadas nesse momento para melhorar a estratégia educacional do município”.

Para o vice-prefeito, Ailton Marques, a plenária trouxe um panorama geral de tudo o que vem sendo feito pela educação do município e mostrou, mais uma vez, a importância da união dos técnicos na construção de uma educação de qualidade. “Apesar do delicado momento financeiro pelo qual a cidade, o estado e o país atravessam, Porto Real tem avançado muito na educação. Nosso grande objetivo é democratizar e educação, dando voz aos diretores e orientadores para melhorar ainda mais o nosso ensino”, finaliza, Ailton.

Imagens




Siga e compartilhe
nas Redes Sociais