Prefeitura Municipal de Porto Real

Imagem da marca de Prefeitura Municipal de Porto Real

Saúde divulga calendário de campanha de vacina contra HPV

fevereiro , 25, 2014 @ 19:00
Saúde divulga calendário de campanha vacina contra HPV

A secretaria de Saúde de Porto Real vai disponibilizar, a partir do dia 10 de março, a vacina contra o HPV (Vírus do papiloma humano). A vacina passa a fazer parte do calendário e neste ano a faixa etária é para adolescentes do sexo feminino de 11 a 13 anos.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kátia Virgílio, a vacinação é uma estratégia de prevenção para se evitar o câncer do colo de útero. “Essa é a segunda causa de morte entre mulheres, o que torna a doença um caso de saúde pública. São três doses de vacina. A estratégia do Ministério da Saúde é a realização dessa primeira dose em escolas municipais, estaduais e particulares do município”, explicou Kátia.

“O fato de a vacina ser disponibilizada de forma gratuita é um grande avanço. Antigamente só estava disponível no setor privado. É uma vacina de alto custo e de grande benefício para a saúde da mulher”, disse a subsecretária de Saúde, Vanila Rocha.

A prefeita Cida fará a abertura da campanha de vacinação contra o HPV no dia 10 de março às 9 horas na Escola Municipal Cruz e Souza, no bairro Jardim das Acácias. “Vamos mostrar a importância da prevenção. A saúde da mulher é um assunto que está na pauta da sociedade. É necessário cada vez mais atenção quanto a esse tema”, ponderou a prefeita Cida.

Segundo o Ministério da Saúde a vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero possibilitará, nas próximas décadas, prevenir a doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias estre mulheres no Brasil.

Tabela

Saúde divulga calendário de campanha vacina contra HPV

0saves
Se você gostou desta notícia, inscreva-se no RSS para que sejam entregues no seu feed de leitura.